December 23, 2022

December 23, 2022

Pacto Labs: estar presente nas universidades é fundamental para avançar com inovação

Por reconhecer a importância de avançar e desenvolver tecnologias que contribuam para a transformação digital da sociedade, a Pacto Mais decidiu ampliar sua presença na universidade, espaço onde o conhecimento e a sede por inovação são pulsantes.

Pacto Labs: academia e mercado

Pensando nisso, a Pacto criou o Pacto Labs, espaço desenvolvido para estimular o incentivo à pesquisa, contribuir na geração de conhecimento técnico e fortalecer o mercado paraibano. A iniciativa surgiu de uma parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cidade considerada a segunda mais populosa da Paraíba e a 6ª mais inovadora do Brasil (ICE, 2022).

Esta parceria permite que, por um lado, as tecnologias pesquisadas e implementadas no Pacto Labs facilitem a expansão de negócios da Pacto Mais e, por outro, que os estudantes se aproximem do mercado de trabalho, adquirindo não só conhecimento como experiência prática.

"O Pacto Labs existe para extrair da academia o melhor que ela tem, em termos de resultado, de pesquisa e conteúdo acadêmico, e levar isso em resultado prático por meio de sistemas e soluções que melhorem os resultados de outras empresas, que tornem os processos mais seguros e mais rápidos" é o que declara Castro Neto, CEO da Pacto Mais.

Parceria que potencializa

Tiago Lima, professor e coordenador do departamento de computação da UFCG,  enaltece este tipo de iniciativa. “Eu, como professor e orientador, reconheço o quanto os alunos precisam ter experiência prática para aprender mais, para aplicar o conteúdo aprendido nas disciplinas. É esta a oportunidade que o Pacto Labs proporciona, a de aplicar os estudos e vê-los em resultados práticos nos negócios, na sociedade”, declarou.

É com esta parceria que a empresa tem potencializado seu próprio software, o REVAI, que utiliza tecnologia de ponta para analisar com precisão, velocidade e segurança a leitura e processamento de informações extraídas de imagens. A plataforma de Reconhecimento e Validação Automática de Imagem permite:

  • Recorte e classificação de imagens por meio de redes neurais profundas e outras técnicas da Inteligência Artificial;
  • Extração de texto (digitados e manuscritos) de imagens;
  • Comparação de assinaturas manuscritas;
  • Biometria Facial e Digital pelo smartphone;
  • Integração via API a serviços e sistemas.

Esta aplicação tem sido utilizada em conjunto a outra plataforma desenvolvida pela Pacto: Sua Receita Digital que digitaliza, recorta e armazena receitas médicas e outros documentos, realizando uma pré-auditoria automática e, posteriormente, armazenando as imagens em nuvem, com segurança e possibilidade de backup.

Mais de 9 milhões de digitalizações

O Sua Receita Digital é utilizado em várias drogarias do país que fazem uso do programa do governo Farmácia Popular e já foram contabilizadas mais de 9 milhões de digitalizações através da plataforma, que são tratadas pelo Revai com rapidez e segurança.

“Em 2022, nós evoluimos no reconhecimento biométrico por impressões digitais, assinaturas e faces, além de tornar os serviços do REVAI mais robustos e flexíveis”, destaca Dr.Herman Martins Gomes, professor coordenador do Pacto Labs na UFCG.

Apoio da Embrapii

Este projeto também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Gutemberg Gonçalves, diretor da unidade Embrapii do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG, considera o desenvolvimento deste espaço bastante estratégico. "O Pacto Labs vem agilizar e fomentar ainda mais a interação universidade-empresa e promover soluções que, de fato, transformem digitalmente a vida das pessoas", ressaltou.

Inova Uniesp

A Pacto Mais tem buscado expandir o alcance do Pacto Labs nas universidades. No mês de novembro, a empresa participou do “Inova Uniesp”, evento gratuito realizado pela Uniesp Centro Universitário, que promoveu palestras e workshops relacionados às áreas do conhecimento vinculadas aos cursos da instituição. Nesta ocasião, a Pacto apresentou o “Talk sobre Visão Computacional a serviço da sociedade”, que mostrou o que há de novo no mercado de tecnologia referente ao uso de inteligência artificial.

Estar presente na universidade é se posicionar no mercado de trabalho

Os produtos desenvolvidos pela Pacto Mais são utilizados pelos 2 dos 3 maiores grupos do mercado farmacêutico, a empresa atende cerca de 20% deste mercado. Com resultados tão significativos, é extremamente relevante que os universitários paraibanos tenham a oportunidade de trabalhar junto a uma empresa que tem origem no próprio estado e que tem alcance nacional.

Para mais informações acesse www.pactolabs.com.br .

Recomendações de leitura