.png)
February 12, 2026
No dia 6 de fevereiro, representantes da ABCFARMA, ABRAFARMA, FEBRAFAR e da Pacto Mais estiveram em Brasília para uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro teve como objetivo central discutir o cenário atual do Programa Farmácia Popular (PFPB) e apresentar sugestões de melhorias voltadas à atuação do programa e ao fortalecimento das farmácias credenciadas.
Participaram da reunião Rafael Espinhel, presidente executivo da ABCFARMA; Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma; Adriana Nunes Gomes, diretora de Relações Institucionais da Abrafarma; Francisco Celso Rodrigues, diretor executivo da Abrafarma; Katia Ribeiro, representante da Febrafar; e o consultor da Abrafarma Castro Neto, CEO da Pacto Mais.
Além do ministro Alexandre Padilha, também estiveram presentes a secretária Fernanda de Negri e o novo diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), Nélio Aquino.
Para Sergio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a reunião foi um momento importante de diálogo e construção conjunta.
“Levamos ao ministro Padilha uma série de situações que ocorrem diariamente nas farmácias credenciadas ao PFPB e que precisam ser revistas, dada a importância do programa para a saúde de todos os brasileiros. Hoje, percebemos que muitas farmácias estão deixando de atender pelo PFPB devido à inviabilidade relacionada aos valores de repasse e aos processos de auditoria. Acredito que todas as sugestões apresentadas, especialmente em relação ao uso de novas tecnologias, elevarão o Farmácia Popular a um novo patamar, com o uso adequado dos recursos, ausência de fraudes e, principalmente, um atendimento com menos atrito para os usuários.”
Durante o encontro, as entidades presentes apresentaram propostas de interesse das farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular.
Rafael Oliveira Espinhel, presidente executivo da ABCFARMA (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico), destacou a relevância do Programa Farmácia Popular e a importância do diálogo para que oportunidade de sanar os desafios operacionais sejam apresentadas.
“O Programa Farmácia Popular é uma das políticas públicas mais relevantes no cuidado com a saúde pública do país. No entanto, como todo programa de grande dimensão, ele enfrenta desafios operacionais. Muitos desses desafios podem e devem ser minimizados com o uso de tecnologias mais avançadas, capazes de trazer mais segurança, transparência e respostas mais rápidas e eficientes para a administração pública. Nosso papel, enquanto entidade representativa, é contribuir com dados, evidências e a experiência prática do setor. Quando o poder público se senta à mesa com as entidades que representam as farmácias, o resultado tende a ser mais factível, seguro e alinhado à realidade da operação”, destacou.

Entre os pontos discutidos, destacou-se a necessidade de maior clareza na justificativa e no estabelecimento dos critérios de auditoria, além da possibilidade de implantar o uso da biometria como complemento de identificação dos beneficiários nas farmácias credenciadas para a liberação dos medicamentos gratuitos, como forma de evitar fraudes.
Durante a reunião, também foram apresentados exemplos de vazios assistenciais existentes pela ausência de farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular, causados por bloqueios e descredenciamentos. Um exemplo dessa ausência é a cidade de Sorriso, no Mato Grosso do Sul, que já teve cerca de 20 farmácias credenciadas ao PFPB, e hoje nenhuma.
Também foi ressaltada a importância da automação nos processos de auditoria, o que torna o processo mais ágil e menos burocrático, evitando que as farmácias permaneçam inativas por longos períodos.
Castro Neto, CEO da Pacto Mais, destacou a necessidade de investir em tecnologias avançadas para otimizar o Programa Farmácia Popular.
“Hoje, o Programa Farmácia Popular opera com as mesmas tecnologias utilizadas desde o seu nascimento 20 anos atrás. É imprescindível que o programa acompanhe os avanços tecnológicos atuais, pois isso garante mais segurança e eficiência no dia a dia. Essa aplicação prática levaria a um melhor funcionamento do programa. Nosso objetivo é apoiar essa construção de forma eficiente.”

Todas as propostas apresentadas refletem demandas recorrentes das farmácias credenciadas, que enfrentam bloqueios prolongados e problemas que afetam o faturamento.
Ao final da reunião, o ministro Alexandre Padilha reforçou a importância do Programa Farmácia Popular para a saúde da população brasileira e demonstrou total interesse em promover melhorias na iniciativa. Novos encontros acontecerão, com a participação das entidades e lideranças envolvidas, que seguem empenhadas em contribuir com soluções que fortaleçam o PFPB.
Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.



.gif)
.gif)