November 6, 2024
Em maio de 2022, o Ministério da Saúde anunciou um novo modelo de auditoria para o programa Farmácia Popular, visando ainda mais segurança na hora de fiscalizar possíveis fraudes. O modelo conta com o auxílio de inteligência artificial.
Através dessa mudança, o Ministério da Saúde torna a fiscalização ainda mais rigorosa e garante que o Programa Farmácia Popular seja utilizado corretamente e de acordo com todas as regras. Apenas em 2023, mais de 220 farmácias foram descredenciadas. Isso se deve à retomada dos mecanismos de controle e monitoramento.
Em todo processo de auditoria, a farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular Em todo o processo de auditoria, a farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular recebe um ofício enviado pelo Ministério da Saúde, solicitando a apresentação dos documentos comprobatórios das vendas de um determinado período.
Após o envio da documentação, o Ministério da Saúde emite um relatório preliminar e abre a possibilidade para que a farmácia apresente uma defesa.
Conheça mais especificamente os tipos de auditoria:
Passar por auditorias é muito comum e está previsto na portaria do Farmácia Popular:
Caso o seu estabelecimento esteja nessa situação, fique atento as seguintes observações:
Para evitar que problemas maiores durante as auditorias, é importante que todo estabelecimento credenciado tenha ferramentas modernas para armazenar todos os documentos das vendas em segurança. Garantindo em que casos onde são solicitados os documentos, todos estejam devidamente guardados.
Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.