November 6, 2024

Farmácia Popular: Entenda como a nova auditoria funciona em 2024

Em maio de 2022, o Ministério da Saúde anunciou um novo modelo de auditoria para o programa Farmácia Popular, visando ainda mais segurança na hora de fiscalizar possíveis fraudes. O modelo conta com o auxílio de inteligência artificial.  

Através dessa mudança, o Ministério da Saúde torna a fiscalização ainda mais rigorosa e garante que o Programa Farmácia Popular seja utilizado corretamente e de acordo com todas as regras. Apenas em 2023, mais de 220 farmácias foram descredenciadas. Isso se deve à retomada dos mecanismos de controle e monitoramento.  

Como funcionam as auditorias do Farmácia Popular

Em todo processo de auditoria, a farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular Em todo o processo de auditoria, a farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular recebe um ofício enviado pelo Ministério da Saúde, solicitando a apresentação dos documentos comprobatórios das vendas de um determinado período.

Após o envio da documentação, o Ministério da Saúde emite um relatório preliminar e abre a possibilidade para que a farmácia apresente uma defesa.  

Conheça mais especificamente os tipos de auditoria:

  • Auditoria de compra de medicamentos: Ela é feita pelo Denasus, que é o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde. Nela, é solicitado ao estabelecimento as notas fiscais que comprovam a compra dos medicamentos que são dispensados.
  • Auditoria informatizada: Ela é realizada pela coordenação do Farmácia Popular, e trata-se de uma auditoria mais informatizada, onde são solicitados os documentos das vendas realizadas no estabelecimento credenciado (ex: RG, cupom vinculado e etc).

Estou passando por auditoria, o que fazer?

Passar por auditorias é muito comum e está previsto na portaria do Farmácia Popular:

Caso o seu estabelecimento esteja nessa situação, fique atento as seguintes observações:

  • Caso você tenha recebido um e-mail do Ministério da Saúde informando a auditoria, aguarde até receber também o ofício enviado em carta para o endereço da farmácia credenciada. Lembrando que o prazo de 15 dias só passa a valer a partir da A da carta (AR = aviso de recebimento);
  • Cheque os documentos que serão enviados ao Ministério da Saúde corretamente;
  • Busque assessorias especializadas que possam lhe ajudar em todo o processo

Uma dica importante!

Para evitar que problemas maiores durante as auditorias, é importante que todo estabelecimento credenciado tenha ferramentas modernas para armazenar todos os documentos das vendas em segurança. Garantindo em que casos onde são solicitados os documentos, todos estejam devidamente guardados.

Compartilhe no WhatsApp

Farmácia em Foco

Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.

Obrigado! Seu formulário foi enviado.
Oops! Aconteceu algo de errado ao enviar o seu formulário. Atualize a página e tente novamente.

Recomendações de leitura

Preencha com os seus melhores dados
Obrigado!
Agora vamos te levar para um dos nossos atendentes...
Oops! :(
Parece que algo deu errado, tente mais tarde