September 26, 2022

September 25, 2022

Dia Internacional do Farmacêutico: a relevância do profissional nos dias de hoje

No dia 25 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Farmacêutico, a data tem como objetivo promover a profissão farmacêutica no mundo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública. O dia 25 de setembro foi escolhido durante reunião do Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, em conferência realizada no ano de 2010, em Istambul, Turquia.

Mas qual o papel hoje do Farmacêutico? Popularmente associado aos atendimentos em drogarias, a atuação dos profissionais da área é bastante extensa: indústria de cosméticos e medicamentos, pesquisa e inovação, produção de sanitizantes, laboratórios de análises clínicas e  hospitais são alguns segmentos que o farmacêutico também pode atuar.

Os farmacêuticos trabalham no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios e fármacos, com o objetivo de garantir a utilização correta e segura dos medicamentos. Além disso, também realizam o controle de qualidade de outros produtos, conferindo se estão de acordo com regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

A atuação do farmacêutico na pandemia

Enquanto muitas pessoas tiveram que forçadamente interromper seus trabalhos por causa da pandemia, os profissionais de saúde precisaram estar na linha de frente de combate ao Covid-19 e, nisto, a atuação do farmacêutico ganha destaque. Estes profissionais estiveram presentes em todas as etapas de produção das vacinas, desde as pesquisas de desenvolvimento até aprovação para uso nas campanhas de imunização. 

Neste momento tão difícil da história, a indústria farmacêutica tornou-se o centro das atenções de todo o mundo e seu trabalho foi visto como essencial na condução, cuidado e prevenção do coronavírus. 

Tecnologia no mercado de farmácias

A inovação e a tecnologia também fazem parte desse segmento e os avanços podem ser vistos de várias formas: na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, na otimização dos processos de gestão das farmácias e laboratórios e, também, no engajamento dos pacientes em cuidar mais ativamente da própria saúde.

As empresas de tecnologia que atuam neste mercado contribuem com melhorias de processos já existentes, gerando um relevante impacto na indústria. É o caso da Pacto Mais, que há mais de 15 anos desenvolve serviços de comunicação e soluções de tecnologia para gestão, organização e segurança de drogarias e farmácias. 

A Pacto tem produtos estratégicos para o segmento farmacêutico, com sistemas robustos e confiáveis, implantados em milhares de farmácias espalhadas por todo o território nacional.

É o caso do software “Sua Receita Digital”, especializado em gestão de documentos de venda do Farmácia Popular, que serve para digitalizar, gerenciar e armazenar receitas e documentos de usuários que fazem uso deste programa do Governo Federal. Um dos diferenciais desse sistema é que ele identifica quando uma receita está perto de vencer, o que permite informar ao cliente que ele precisa retornar em breve ao médico para solicitar uma nova receita.

Outra inovação que a Pacto desenvolveu foi o aplicativo “Lembre do Remédio” que possibilita ao usuário organizar remédios, vitaminas, suplementos e etc, fazendo com que ele não esqueça suas medicações. O app é integrado com as principais farmácias, ou seja, ao realizar a compra de um medicamento, o próprio estabelecimento pode realizar o agendamento no software.

Assim como em outras áreas de atuação, o setor Farmacêutico e os seus profissionais são impactados pela tecnologia, com novas soluções sendo incorporadas em produtos e processos, abrangendo desde a fabricação até a comercialização.

Recomendações de leitura