October 24, 2022

Ações que promovem o bem-estar do colaborador da Pacto Mais

Na vida da maioria das pessoas, o trabalho é uma ocupação que preenche cerca de 40 horas da semana. Algo que toma tanto tempo assim, precisa ser feito com cuidado e atenção, por isso, é fundamental que a empresa se preocupe e forneça meios para promover a saúde de seus colaboradores.

Ter saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é estar em “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Desta forma, cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente.

Bem-estar corporativo na Pacto Mais

A Pacto reconhece a responsabilidade de buscar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus funcionários, por isso constantemente busca e desenvolve ações que tratam da saúde do colaborador, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Na Pacto Mais, seja estagiário ou funcionário efetivo, são oferecidos os seguintes benefícios: plano de saúde, plano odontológico e participação no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

Plano de saúde

Os colaboradores têm, desde o início de sua experiência com a Pacto Mais, plano de saúde Unimed, com co-participação, a todos os funcionários. É um benefício para todos da empresa, não importa a categoria ou o setor em que ele atua.

Durante todo o período da pandemia, os funcionários da pacto receberam completa assistência. Quando foi possível retomar as atividades presenciais, todos os colaboradores tiveram que realizar o teste do Covid, que foi coberto pelo plano de saúde.

Plano odontológico

Cuidar da saúde bucal é essencial para manter a própria saúde, mas, além disso, é uma ação que favorece a autoestima e o bem-estar individual. A Pacto dispõe para o colaborador o plano da DentalGold, e frequentemente realiza palestras com profissionais que tratam desta temática, para enfatizar aos funcionários o quanto este hábito saudável também é um ato de autocuidado.

Programa de Gerenciamento de Risco (PGR)

A Pacto estabeleceu uma parceria com a Previmed, empresa especializada em prevenção, segurança e medicina do trabalho, que atua na gestão da saúde e segurança dos colaboradores.

Através da Previmed, estabeleceu-se, na Pacto, o PGR - Programa de Gerenciamento de Risco, (programa de gerenciamento de risco), que tem por objetivo garantir aos trabalhadores condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

No início de 2022, um profissional de educação física e um de segurança do trabalho foram até a Pacto para aculturar e orientar como prevenir as doenças causadas no ambiente de trabalho, principalmente: Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, segundo o estudo Saúde Brasil, do Ministério da Saúde.

Descanso de telas

Para os setores de Suporte e Comercial, que são os que trabalham com teleatendimento, em cada turno de trabalho estão programadas 3 pausas das telas: duas de 10 minutos e uma de 20 minutos. É a aplicação do “método pomodoro”, que é a inserção de intervalos de descanso entre o trabalho,  que resulta num aumento de foco e concentração ao retomar as atividades.

Ações da Pacto: Saúde Mental e Setembro Amarelo

No mês de setembro, realizamos diversas ações com os nossos colaboradores, ressaltando a importância de cuidar da saúde mental, tema que vem se popularizando mas que ainda é visto de forma preconceituosa por algumas pessoas. Tivemos rodas de conversas, palestras, momentos de relaxamento e até desenvolvimento de uma aplicação online exclusiva para o time. Confira como foi aqui.

Enxergar com humanidade o colaborador

Uma empresa responsável preocupa-se não apenas com os seus resultados, mas com as pessoas que permitem que os resultados sejam alcançados. Por isso, é necessário que a saúde dos colaboradores seja algo prioritário em uma organização.

Recomendações de leitura