October 10, 2022

Saúde mental e o autocuidado do colaborador

Falar de saúde mental tem sido cada vez mais comum e isto se deve, principalmente, à campanha do “Setembro Amarelo”, que acontece anualmente com o propósito de conscientizar as pessoas sobre o assunto.

Com esta percepção, a Pacto entende que é essencial levar esta campanha para os seus colaboradores, visando sensibilizá-los sobre a necessidade de cuidarem de si mesmos. Para isto, foi realizada uma série de atividades com a equipe no mês de setembro:

Roda de conversa: a importância do líder estar atento a saúde dos seus liderados

  • Os líderes das organizações têm a responsabilidade de estarem atentos aos integrantes de suas equipes, por isso é fundamental que eles continuamente se capacitem para exercer uma liderança competente. Sob o tema "Investindo na sua saúde mental e no bem-estar do seu time", foi realizada uma roda de conversa com os líderes da Pacto, ocasião em que foram abordadas estratégias de como ter mais atenção com a saúde dos colaboradores. Logo em seguida, os participantes tiveram um momento de relaxamento com a realização de ventosaterapia.

Palestra: Saúde bucal como um autocuidado diário

  • Tratar bem os dentes e a boca favorece o bem-estar e a autoestima. É um cuidado que resulta em satisfação com a própria aparência e confiança para interagir socialmente, além de ser essencial para não colocar o próprio organismo em risco. Foi pensando nisso que a dentista Manuela Barreto foi convidada para dar a palestra “Saúde bucal em dia como um processo de autocuidado”, momento em que pontuou o quanto uma atividade que é tão rotineira pode ser reconhecida como um momento fundamental de autocuidado no dia a dia.

Reflexão: Autoconhecimento

  • Há uma antiga frase, de origem latina, que declara: “mente sã, corpo são”. Esta expressão, de forma bastante sucinta, declara que ter saúde não é só cuidar do corpo, mas da mente também. Cuidar da saúde mental é essencial para se ter qualidade de vida e evitar o aparecimento de doenças e transtornos, como depressão e ansiedade. Por isso, não poderia faltar um bate-papo com um profissional que lida diretamente com esta temática. Assim, foi realizada uma Roda de Conversa com a psicóloga Abigail Lopes, que dialogou com os colaboradores sobre o tema “Saúde mental em dia: a importância de estar atento a quem nós somos”, uma oportunidade bastante esclarecedora e informativa.

Aplicativo para os colaboradores: Cantinho do Autocuidado

  • Foi entregue aos colaboradores cartões com mensagens positivas e um chaveiro com um QR Code impresso que, após ser lido, abre o link Cantinho do Autocuidado - iniciativa que permite o acesso a conteúdo e ferramentas que podem ajudar quem estiver em algum momento difícil. Telemedicina, contatos de psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, número do Centro de Valorização da Vida (CVV), mensagens motivacionais e meditação são alguns dos recursos disponíveis nesta aplicação desenvolvida para o bem-estar do colaborador.

Ter um olhar de cuidado é essencial

Enquanto empresa, a Pacto tem a responsabilidade de buscar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores, por isso abraça a campanha do Setembro Amarelo. Todas estas ações foram realizadas com o objetivo de promover momentos de reflexão sobre autocuidado e autoconhecimento, para que os funcionários tenham a percepção de que é fundamental cuidar da própria saúde mental.

Recomendações de leitura