June 21, 2022

January 13, 2020

Sua farmácia está preparada para uma auditoria do Ministério da Saúde?

As auditorias estão cada vez mais frequentes e exigentes e a qualquer momento, mesmo sem motivos aparentes, o Ministério da Saúde pode fiscalizar sua Farmácia. O risco de perder o credenciamento é grande caso sua farmácia não esteja seguindo as regras do Programa.

Monitoramento constante

As farmácias e drogarias credenciadas no Programa Farmácia Popular são averiguadas mensalmente, ou sempre que houver necessidade, por meio da análise dos dados processados pelo Sistema Autorizador de Vendas, para fins de controle e monitoramento.

Qualquer não conformidade encontrada no monitoramento pode resultar em uma auditoria, além de multas e, em casos mais graves, a farmácia pode ser banida do programa, perder permanentemente a licença e ainda responder judicialmente. Há casos, inclusive, de prisões por fraudes no Programa.

Riscos e penalidades

A Portaria do Programa determina penalidades para estabelecimentos que descumprirem qualquer regra. Entre as penalidades podemos citar:

  • Suspensão do acesso ao sistema de vendas
  • Suspensão do pagamento
  • Aplicação de multa
  • Instauração de auditoria
  • Descredenciamento

Entretanto, esse é um risco que pode ser facilmente evitado se você é do time que acha que a prevenção é o melhor remédio. E a forma mais rápida e eficaz de garantir que sua operação está dentro da conformidade do programa, com a análise dos processos e documentos e identificação de discordâncias, é a realização de uma Autoria Preventiva.

O que é a Auditoria Preventiva?

A Auditoria Preventiva é um processo que visa simular a investigação do Ministério do Trabalho, localizando as não conformidades e indicando soluções para corrigir essas falhas. A partir da identificação dos erros, o sistema fornece ferramentas e treinamentos para garantir a segurança da sua farmácia.

Assim, você estará sempre um passo à frente e não terá dores de cabeça caso sua farmácia caia na malha fina do Ministério da Saúde. Passará longe do risco de ser descredenciado, evitando os processos burocráticos e as possíveis implicações legais. E, acima de tudo, manterá os benefícios que o Farmácia Popular garante para o crescimento da sua farmácia.

Por que realizar uma Auditoria Preventiva?

Prevenção é o melhor remédio para evitar os riscos. Sabendo das suas falhas com antecedência, você terá mais tempo para corrigi-las e evitar a burocracia e as penalidades do monitoramento. Lembre-se que o Programa não permite novos credenciamentos e as farmácias banidas podem perder permanentemente a licença e ainda responder judicialmente.

Uma Auditoria Preventiva é um investimento na sua farmácia, que pode salvar tempo e gastos. Além disso, mantendo os benefícios do Programa na sua farmácia, você aumenta o fluxo de clientes, promove vendas adicionais e fica à frente da concorrência. E ainda tem a certeza do recebimento dos repasses todos os meses.

Como fazer uma Auditoria Preventiva?

Clicando aqui você acessa nossa loja virtual e pode contratar o serviço de Auditoria Preventiva para sua farmácia, bem como outros produtos e serviços que também disponibilizamos. Para mais informações, você também pode ligar para o número (83) 3214-4061 e falar com um de nossos atendentes.

Compartilhe no WhatsApp

Farmácia em Foco

Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.

Obrigado! Seu formulário foi enviado.
Oops! Aconteceu algo de errado ao enviar o seu formulário. Atualize a página e tente novamente.

Recomendações de leitura