November 29, 2022

November 29, 2022

Ser Pacto Mais: uma experiência que impacta e transforma

Cada vez mais as organizações têm automatizado seus processos e atividades, afinal, a tecnologia avança e beneficia todos os espaços de um negócio. Contudo, há algo insubstituível na base de uma empresa verdadeiramente bem-sucedida: as pessoas. Atuando de forma estratégica ou operacional, não é possível fazer uma empresa progredir sem pessoas. Esta percepção de que o capital humano é mais valioso do que o capital financeiro é o que faz a Pacto Mais.

Cuidado com o colaborador desde o início

Para bem receber e introduzir um novo profissional que chega à Pacto, ele passa pelo processo de onboarding, por meio do qual conhece a cultura e dinâmica da empresa, de maneira que, já de início, possa se sentir integrado a ela. Esta ambientação é realizada para estimular o novo colaborador a conectar-se aos valores da organização, mergulhando em todo o contexto corporativo. Isso gera conexão e, dessa forma, o novo integrante da equipe Pacto sente-se motivado e confiante para fazer parte da empresa.

Primeira oportunidade profissional

Com mais de 15 anos de história, a Pacto Mais conta com colaboradores que estão na empresa há mais de meia década. É o caso de Sidcley Luciano, assistente de suporte técnico, que está há pouco mais de 6 anos na organização. A Pacto foi sua primeira oportunidade profissional da vida, onde ele pôde ingressar como estagiário e posteriormente ser efetivado, tendo passado por diversas promoções ao longo desses anos.

“Aqui foi o meu primeiro emprego, um start para alavancar minha carreira na área de tecnologia. Eu estava cursando o ensino médio técnico e surgiu uma oportunidade para toda a minha turma vir participar de uma seleção de estágio na empresa. Eu fui me destacando em cada avaliação e depois recebi a notícia de que havia sido escolhido. Foi uma sensação indescritível. A Pacto dá oportunidade a quem pouco sabe, ensina, ajuda a evoluir e a conquistar uma efetivação”, afirmou.

Para Sid, é satisfatório ser parte da equipe da Pacto Mais, principalmente porque considera que a empresa sabe valorizar o colaborador. “Há quase um ano foi lançado o novo plano de cargo, carreira e salário da Pacto, e foi nesse mesmo período que recebi minha mais recente promoção. É muito gratificante quando o colaborador recebe o retorno da empresa, dá uma sensação de dever cumprido. Trabalho é trabalho, mas um trabalho que é dinâmico e que sabe reconhecer o colaborador se torna muito melhor”, declarou. 

Sidcley ainda destaca que os colaboradores são verdadeiramente uma equipe. “Além de aprender, aqui me foi dada a oportunidade de ensinar. Pude passar conhecimento para várias pessoas, e, ao fazer isso, aprender ainda mais. É bom estar aqui e poder contar com as pessoas, somos verdadeiramente um time”, destacou.

Uma experiência única

Muitas pessoas que não fazem parte da área de TI, almejam poder trabalhar em uma empresa de tecnologia, como é o caso de Emanuelly Felix: da área de administração, ela desejava fazer parte da Pacto Mais.

“Quando vi a vaga para assistente de pós-venda na Pacto, eu estava trabalhando em outro estado, mas tinha o objetivo de dar saltos maiores, então fiz a seleção. Ao ser comunicada da minha aprovação, me senti realizada. Eu fui muito bem recebida, muito acolhida, não só pela equipe do meu setor, mas por todas as pessoas da empresa. Desde o dia que cheguei aqui, o sentimento que tenho é de time mesmo”, pontuou.

Há quase um ano na Pacto Mais, Emmanuelly considera a empresa uma oportunidade ímpar, onde enxerga a possibilidade de alavancar sua carreira profissional. “Antes de chegar aqui eu já havia tido três experiências de trabalho. Por onde eu passei não tinha oportunidade de crescimento, plano de carreira, bonificação por atingimento de indicadores, não havia uma preocupação com o colaborador como a que a Pacto tem. Até hoje me empenho para  contribuir com o crescimento da empresa, até porque, quando ela cresce eu cresço junto, minha casa cresce junto, minha família cresce junto”, ressaltou.

Materializando sonhos com o mercado farmacêutico

A Pacto Mais atua no mercado farmacêutico e destaca-se por ter um software, o Sua Receita Digital, que atende centenas de drogarias em todo o país. Este programa é nacionalmente utilizado em farmácias credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular, programa do Governo Federal que disponibiliza medicamentos gratuitos, ou com até 90% de desconto, para o tratamento de doenças como diabetes e hipertensão - ou seja, remédios fundamentais para a saúde de grande parte da população.

Para Bia Fernandes, estagiária de design gráfico, a Pacto Mais também foi sua primeira experiência de trabalho, mas com um significado muito além de somente uma oportunidade profissional.

“Eu vi a divulgação da vaga de estagiário no LinkedIn da Pacto e senti que deveria concorrer. Busquei a página da empresa e me apaixonei pelo propósito, pelo nicho. O meu pai trabalha em farmácia há mais de 25 anos, eu cresci nesse universo. Até tentei entrar para a graduação de Farmácia, mas desisti para seguir design gráfico. Quando descobri que a Pacto unia o meu sonho à minha paixão da infância, desejei fazer parte do time e fiz acontecer. Entrar pra empresa foi uma realização sem tamanho”, declarou.

Além de toda essa importância, Bia destaca que foi muito bem acolhida pelo time da Pacto, desde o início do processo de seleção, e que isso não é comum entre seus colegas. “Poucos têm alguma experiência positiva, a maioria tem aquela experiência tradicional de estagiário que entra na empresa pra fazer tudo, menos o que queria ou o que precisava, que não é valorizado. Eles ficam me pedindo para avisá-los quando abrir alguma vaga na Pacto”, afirmou.

Um trabalho que afeta e auxilia várias pessoas

Saulo Alves, desenvolvedor na Pacto Mais há cerca de dois anos, ressalta a relevância de trabalhar em uma empresa que dispõe de ferramentas que favorecem a qualidade de vida e a saúde da população.

“Quando eu me interessei para trabalhar na Pacto eu não entendia muito bem o que ela fazia, só compreendi de verdade quando entrei na empresa. O mercado farmacêutico é o segundo maior do Brasil e está diretamente ligado à vida das pessoas. Muito do que pode ser feito nesse mercado beneficia a população, por isso, para mim, é gratificante estar aqui, porque sei que o meu trabalho afeta e ajuda várias pessoas.”, mencionou.

Com a sensação de continuamente superar desafios e se sentir um profissional cada vez mais maduro e capacitado, Saulo se orgulha de sua trajetória na empresa. “Entrei com o cargo de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, oito meses depois fui promovido para o cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistema Júnior e, com mais oito meses, para o cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistema Pleno. A cada promoção a sensação é de reconhecimento e crescimento profissional, de saber que estou no caminho certo e também de estar contribuindo com o crescimento da empresa”, destacou.

Capital humano é o suporte da Pacto

Investir no capital humano afeta diretamente a satisfação, dedicação e produtividade dos colaboradores e isso consequentemente agrega valor às atividades e aos resultados da empresa.  Sem a valorização das pessoas não há como fazer os negócios progredirem.

Como declara Ozeilton Guedes, gerente do setor administrativo e financeiro: "O fator humano é extremamente valioso dentro do ecossistema empresarial". Uma empresa responsável preocupa-se não apenas com os seus resultados, mas com as pessoas que permitem que os resultados sejam alcançados, e a Pacto, cada vez mais, valoriza aqueles que escolhem dedicar seu tempo e força de trabalho à organização.

Quer fazer parte da equipe Pacto Mais?

Confira as vagas que estão disponíveis na Página de Carreiras. Não encontrou nada para você? Faça o seu cadastro no Banco de Talentos da Pacto e, quando surgir alguma oportunidade que se encaixe com o seu perfil, entraremos em contato com você.

Recomendações de leitura