November 5, 2024

Recebi o pagamento do Farmácia Popular incorretamente, o que devo fazer?

No último sábado (02), o Ministério da Saúde realizou o pagamento como de costume, feito aos estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular. No entanto, diversas farmácias credenciadas questionaram que receberam um valor maior ou menor do que deveriam receber referente as vendas realizadas pela farmácia.

Já na terça (05), o próprio Ministério da Saúde enviou um e-mail a todas as farmácias que são credenciadas ao Programa farmácia Popular, informando que estão cientes do ocorrido e que logo os erros serão corrigidos.

Instruções para lidar com esse momento:

Preparamos um passo a passo que você deve seguir para se comunicar corretamente com o Ministério da Saúde

  • Vá até o portal oficial do Programa Farmácia Popular ou nos relatórios do seu autorizador e confira o valor o valor correto que você deveria ter recebido;
  • Aguardar os próximos passos do Farmácia Popular

O time da Pacto Mais preparou um modelo de e-mail completo, para os nossos clientes que possuem dúvidas em como abordar o Ministério da Saúde através do e-mail:

_________________
Assunto: Pagamento do Programa Farmácia Popular – Setembro/2024 - [inserir CNPJ da farmácia]
_________________
Corpo do e-mail:
Prezados, 
A [Nome da Farmácia], CNPJ [inserir CNPJ da farmácia], credenciada ao Programa Farmácia Popular, vem, por meio desta, solicitar esclarecimentos acerca dos valores recebidos a título de pagamento referente às dispensações do Programa Farmácia Popular realizados no mês de 09/2024 e, pagos no dia 02/11/2024. 
Informamos que a farmácia recebeu o pagamento no valor de [inserir valor recebido], quando, na realidade, o valor devido era de [inserir valor correto a ser recebido]. 
Seguem prints comprovantes dos valores recebidos e dos valores que deveriam ter sido pagos, para melhor entendimento da situação. 
Aguardamos um breve retorno com orientações para solucionar esse equívoco no pagamento de maneira mais rápida possível.  
Atenciosamente, 
[Nome da Farmácia] 
[Telefone / E-mail de contato]
_________________

Fique atento e evite problemas:

Se você passou por isso, fique atento e evite dores de cabeça, existem informações que você precisa saber:

  • Cuidado com informações falsas! O Ministério da Saúde utiliza os seus próprios canais oficiais para informar questões como essas. Além disso, o Ministério não fala com as farmácias credenciadas por meio de ligações, apenas e-mail  
  • Verifique a guia de pagamento no e-mail cadastrado no PFPB: O Ministério da Saúde está enviando a guia de pagamento referente aos valores incorretos que vieram a mais, com o valor exato a ser devolvido.
  • Pagamentos feitos com valor inferior, foram realizados em 25 de novembro: Para as farmácias que receberam o valor de pagamento inferior ao correto, os pagamentos foram corrigidos e realizados na última segunda-feira (25).
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