September 30, 2022

Ministério da Saúde adiciona cinco novos remédios no Programa Farmácia Popular

Nesta quinta-feira (29), o Ministério da Saúde adicionou cinco novos medicamentos ao Programa Farmácia Popular do Brasil. Os remédios recém incorporados ao programa são utilizados no tratamento de diabetes e de doenças cardiovasculares. Essa é a primeira incorporação de novos remédios no Programa desde 2011.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, e as medicações estarão disponíveis para a população no prazo de trinta dias, de acordo com a portaria GM/MS Nº 3.677.

Gratuitamente serão oferecidos quatro medicamentos, todos utilizados no controle da hipertensão arterial: Besilato de Anlodipino 5 mg, Succinato de Metoprolol 25 mg, Espironolactona 25 mg e Furosemida 40 mg.

Na modalidade de copagamento, que é quando o usuário paga parte do valor,  será disponibilizado o Dapagliflozina 10 mg, usado para o controle da diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular.

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE), estima-se que cerca de 2,7 milhões de pessoas serão beneficiadas por esta nova medida. Não por coincidência o anúncio da nova medida foi feito no dia 29 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial do Coração.

Dicas práticas para a sua farmácia

Esta atualização ocasionará um impacto considerável nas farmácias de todo o país, por isso, é importante que os estabelecimentos estejam preparados para receber este novo público. Por isso, valem algumas recomendações:

  • Verifique se a sua farmácia está com a devida sinalização indicando que o estabelecimento faz parte do Programa Farmácia Popular;
  • Tenha bastante atenção com os receituários, para evitar qualquer tipo de erro;
  • Prepare os seus colaboradores para que eles atendam a todos com atenção e simpatia, para que os consumidores fiquem satisfeitos com o atendimento e retornem ao seu estabelecimento.

Recomendações de leitura