October 17, 2022

Mercado, tecnologia e inovação: como a Paraíba vem se destacando no cenário nacional de TI

Se existe um tema com o qual o profissional de Tecnologia da Informação está envolvido e inserido é o da inovação. Uma profissão que surgiu devido aos avanços da tecnologia e que, a cada dia,  expande mais a sua área de atuação, está integralmente inserida neste universo de constantes avanços e mudanças.

Quem for da área de TI e deseja desenvolver ou avançar na carreira profissional precisa estar atento às inovações que são desenvolvidas nesta área. É um mercado de trabalho que está em ascensão e com excessivas oportunidades de emprego disponíveis.

É essencial falar sobre inovação, principalmente no mês de outubro, em que se comemora o “Dia do Profissional de Tecnologia da Informação”, celebrado em todo o país no dia 19 deste mês.

Brasil: segundo país latino-americano mais inovador do mundo

O Brasil está, de modo crescente, destacando-se mundialmente como um país inovador. De acordo com o Índice Global da Inovação (IGI) 2022, o país ocupa o segundo lugar no ranking entre os países latino-americanos, ficando apenas atrás do Chile. E no que se refere ao cenário nacional, o Nordeste tem sido considerado, por muitos, o novo hub de inovação do país.

Ranking nacional de inovação destaca cidade paraibana no top 10

Tratando-se dessa região, a Paraíba tem resultados de relevância nacional: Campina Grande, o segundo município mais populoso do estado, é considerada a 6ª cidade mais inovadora do Brasil - de acordo com com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A quantidade de empresas com patentes e softwares próprios, a prática da economia criativa e a existência de indústrias inovadoras e ligadas à tecnologia são alguns fatores que são responsáveis por este resultado.

Apesar do grande destaque da Paraíba ser a cidade de Campina Grande, a capital do estado também se sobressai. João Pessoa tem vários negócios e empresas do setor de tecnologia que são responsáveis por movimentar o mercado no estado e que oferecem soluções que ultrapassam o Nordeste.

Pacto Mais: da Paraíba para todo o Brasil

Um exemplo de empresa de tecnologia local que transpõe o estado da Paraíba com as soluções que desenvolve é a Pacto Mais. Com mais de 15 anos de história, a Pacto atua no mercado farmacêutico e tem como principal produto o Sua Receita Digital, um software que atende centenas de drogarias em todo o país. 

A Pacto entende a importância de desenvolver tecnologias que contribuam para a transformação digital da sociedade, por isso, decidiu ocupar o espaço onde o conhecimento e a sede por inovação são pulsantes: a academia.

Pacto Labs: iniciativa que mescla formação profissional e o mercado de trabalho

Para promover o incentivo à pesquisa, contribuir na geração de conhecimento técnico e fortalecer o mercado paraibano, a Pacto decidiu se unir à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e criar o Pacto Labs, espaço para promover a publicação de artigos científicos levando sua produção para feiras, congressos e eventos, visando a valorização dos pesquisadores e dos conhecimentos fomentados e desenvolvidos pela equipe. Esta iniciativa também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

A parceria com a UFCG é só o início, afinal, a Pacto Labs pretende desenvolver novos núcleos em outras instituições, com foco em novas áreas de desenvolvimento. O CEO do Grupo Pacto, Castro Neto, destaca a importância desse tipo de iniciativa para a geração de conhecimento e o fortalecimento e valorização do mercado local.

“O foco do Pacto Labs é extrair da academia o melhor que ela tem e transformar isso em resultado prático. Vamos dar aos alunos em formação acesso direto a produtos reais, de modo que as pesquisas virem produtos com resultados práticos e efetivos. Como egresso da UFCG, desenvolver este projeto é uma grande satisfação”, afirma Castro Neto.

Mercado de trabalho e carreira profissional na Paraíba

Os profissionais que estiverem em busca de novos desafios e oportunidades de trabalho devem voltar os olhos para o estado da Paraíba, que tem muito a oferecer, configurando-se como um local que dispõe de um mercado de tecnologia que está em ascensão e transborda inovação.

Recomendações de leitura