July 5, 2024

Farmácia Popular: Medicamentos para Dislipidemia, Parkinson, Glaucoma e Rinite são gratuitos

Na quinta-feira (04), todas as farmácia credenciadas ao Programa Farmácia Popular receberam o comunicado oficial do Ministério da Saúde, determinando que todos os usuários do programa passarão a ter direito a gratuidade total a todos os medicamentos indicados para o tratamento de dislipidemia (colesterol alto), doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

Os medicamentos que são indicados para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular e a fralda geriátrica indicada para incontinência, permanecem na modalidade copagamento, ou seja, dispensados com descontos de até 90%. Entretanto, esses itens continuarão a ser disponibilizados gratuitamente para os beneficiários do Programa Bolsa Família.  

Isso significa que 95% de todos os itens do programa, são totalmente gratuitos e acessíveis a toda a população brasileira.

Sobre o início do benefício

A decisão passou a valer plenamente na quarta-feira, 10 de julho, em todas as farmácias que são credenciadas ao programa. Para ter acesso, o cidadão precisa se dirigir até a farmácia credenciada apresentando o documento oficial com foto e a receita médica dentro da validade.  

Desde o final de 2023, a gratuidade total dos medicamentos era um benefício exclusivo para as pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família.

Criado com o intuito de garantir o acesso à saúde de forma democrática para todos os cidadãos brasileiros, o Programa Farmácia Popular permite que os usuários adquiram medicamentos através de duas formas: com 100% de gratuidade ou pelo processo de copagamento, onde o cidadão arca com um valor mínimo após o desconto ser aplicado. 

Nísia Trindade, atual ministra da saúde, publicou no X a novidade e reforçou a grandeza que o programa possui.

Atualização nos valores de repasse

Com essa mudança, os valores de repasse dos medicamentos, que agora são gratuitos, também passaram por ajustes. Confira na tabela abaixo desenvolvida pelo time da Pacto Mais:

Com isso, os medicamentos indicados para o tratamento de rinite e glaucoma e que agora integram a lista de gratuidades do programa, foram os medicamentos que obtiveram a maior porcentagem em valor de repasse.

Levando informações importantes

A Pacto Mais esteve presente mantendo o nosso compromisso de levar informação de qualidade e bem apurada para todos. 

O nosso CEO, Castro Neto, conversou com a afiliada da rede Globo, informando para toda a população a respeito de como funcionará a retirada dos medicamentos e o que é necessário apresentar no balcão. Confira: 

O #TimePacto preparou um material exclusivo, completo e gratuito com todos os valores de repasses devidamente organizados por cada estado brasileiro. Clique no banner e baixe o PDF.

O que muda nas regras de dispensação

Nada muda no processo de dispensação dos medicamentos gratuitos. Sendo assim, a dispensação ocorre da mesma forma que já funcionava com os itens gratuitos, sendo necessária portanto a apresentação do documento oficial com foto do paciente e a receita médica dentro do prazo de validade. 

Compartilhe no WhatsApp

Farmácia em Foco

Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.

Obrigado! Seu formulário foi enviado.
Oops! Aconteceu algo de errado ao enviar o seu formulário. Atualize a página e tente novamente.

Recomendações de leitura