July 15, 2025
Na hora de realizar uma dispensação pelo Programa Farmácia Popular, as farmácias credenciadas devem estar atentas às normas do programa. Muitos erros, cometidos ainda no balcão, podem passar despercebidos pelo farmacêutico e resultar em bloqueios ou descredenciamento da farmácia.
Durante uma auditoria, documentos de venda com informações incompletas ou equivocadas podem trazer sérias consequências. Mas, esses erros podem e devem ser evitados, confira a seguir:
O farmacêutico jamais deve arquivar uma receita médica que não contenha o endereço do paciente titular. No ato da dispensação, o farmacêutico pode incluir manualmente o endereço informado pelo paciente, garantindo que o documento esteja completo.
Receitas vencidas não podem ser aceitas. O paciente deverá procurar o médico novamente e apresentar uma nova receita dentro da validade permitida.
A farmácia deve estar atenta na hora de finalizar uma venda feita pelo PFPB, se ela está completa. Em casos de auditoria, se uma venda estiver com ausência de algum documento essencial, a farmácia precisará resolver a ausência.
As farmácias devem manter arquivados por 10 anos, em ordem cronológica, os seguintes documentos em uma venda do PFPB:
Manter a equipe da farmácia bem treinada e atualizada com as diretrizes do Programa Farmácia Popular é essencial para evitar falhas. A correta organização da documentação e conferência das receitas no momento da dispensação são práticas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de manter a farmácia em conformidade.
Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.